QUAL É O PAPEL DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO?

Qual é o papel da tecnologia na Educação?

Tudo se transforma em um mundo cada vez mais conectado, desde a forma como os alunos se conectam com o conhecimento até o papel que o professor desempenha em sala de aula
As tecnologias digitais já fazem parte das nossas vidas e é importante que nós tiremos o máximo proveito delas em todos os âmbitos, seja no profissional, pessoal ou educativo. Apesar de já vermos uma boa mudança em diversas instituições de ensino pelo Brasil, o modelo de ensino ainda é tradicional, criado na revolução industrial, e que não acompanhou a evolução do ser humano e a sua relação com as outras pessoas e com o trabalho. Em um mundo cada vez mais conectado, as carreiras e trabalhos estão em constante transformação, de forma que determinados tipos de trabalho deixam de existir para que máquinas assumam a responsabilidade e novas profissões surjam. Essas novas profissões exigem habilidades e conhecimentos que os alunos não conseguem desenvolver no modelo tradicional de ensino.

O uso de ferramentas de tecnologia em sala de aula consegue ajudar o professor a entender os diferentes estilos e perfis de aprendizagem de cada um dos alunos, possibilitando a personalização do ensino. Além disso, a tecnologia na educação permite que os estudantes trabalhem umas das principais habilidades que devem ser desenvolvidas no mundo de hoje, a colaboração. Com o uso de metodologias baseadas em jogos (GBL – Game Based Learning), o educador consegue alinhar a linguagem e a forma como o aluno se conecta com o conhecimento, estimulando o aprendizado em um ambiente familiar para o aluno, como um ‘mundo compartilhado’ dentro do Minecraft: Education Edition, por exemplo.

Com essa transformação até no papel do educador dentro da sala de aula, é necessário dialogar com os alunos sobre as responsabilidades que eles têm como cidadão digitais. Algumas formas de se fazer isso é estimulando os alunos a pesquisarem sobre assuntos em diferentes perspectivas, respeitarem a privacidade digital e direitos autorais e a terem o pensamento crítico de analisar as fontes e os conteúdos que consomem online.


Comentários