Aprendizagem inovadora: uma trajetória no
universo das tecnologias educacionais
09 de dezembro de 2019
Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas
Tecnológicas
Por Raniere Candido, professor
e diretor de Tecnologia e Inovação do Colégio Paraíso
Meu nome é Raniere Candido,
sou professor e líder em tecnologia e inovação com
foco em educação. Nessa área, estou engajado em projetos de pesquisa em aprendizagem
criativa, pensamento computacional, robótica
educacional, movimento maker,
métodos ativos de aprendizagem e formação docente. Uma jornada de estudos,
aprendizagem e compartilhamento de saberes que iniciou em 1996, ano em que
comecei a desenvolver um trabalho de aplicação de “novas tecnologias” em sala
de aula, no Colégio Paraíso, localizado
na cidade de Juazeiro do Norte-Ceará. Recentemente, concentro estudos voltados
a refletir sobre o futuro para educação, por meio da organização Teach the Future.
Em busca de como desempenhar cada vez melhor o meu trabalho,
participo da Comunidade de Educadores Microsoft desde
o ano de 1998. Desde então, sempre busquei novos conhecimentos para entender
como a tecnologia pode transformar a sala de aula, estando antenado com as
transformações e evoluções de ferramentas, como o Office,
e, posteriormente, o Office 365, que tem amplo potencial colaborativo e
promove a integração entre sala de aula, alunos, professores e gestão escolar.
Comunidade: um mundo de
experiências
A relação com a Comunidade de Educadores Microsoft estreitou-se
em 2017, ano que representa um marco na minha jornada, quando me conectei à
rede de professores inovadores da Microsoft (Microsoft Innovative Educator)
e descobri um novo mundo a partir do networking educacional
com professores de todas as partes do Brasil e do mundo. Não é à toa que as
oportunidades de troca de ideias e experiências dentro desse seleto grupo
colaboraram para consolidá-lo como referência educacional, graças ao trabalho
excepcional realizado pelos membros em suas escolas de origem.
Percorrendo a trilha dessa
comunidade, tornei-me MIE Expert, Master
Training, especialista em ferramentas de produtividade Office
365 e da plataforma MakeCode. Também
me especializei em Minecraft:
Education Edition e em atividades de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática),
minha paixão mais recente. Em parceria com a Microsoft e a Redesenho Educacional, realizei muitas
formações online, além de várias outras presenciais em escolas. Todas
contribuíram diretamente para o meu aperfeiçoamento profissional. Um trabalho
em prol de entender e, posteriormente, apresentar o potencial dessas
ferramentas, além de, enquanto professor, utilizá-las para proporcionar aos
estudantes um aprendizado com mais significado.
Espaço Maker do Colégio Paraíso
Sobre a parceria com a Microsoft, não poderia deixar de falar do
trabalho que resultou no protagonismo do Colégio Paraíso, no
Ceará, quanto ao uso de tecnologias Microsoft em sala de aula, que também lhe
promoveu a mais uma posição de destaque: a primeira escola a se tornar Showcase School
Microsoft do Nordeste, tornando-se membro dessa comunidade
global que possibilita a estudantes, educadores e professores desenvolver
as habilidades
do século XXI.
Protagonismo na Bett Educar
2019
Participar e contribuir com a Bett Educar 2019 foi
uma grande honra, especialmente pela homenagem de Anthony Salcito,
vice-presidente de Educação Global da Microsoft, às escolas do Brasil,
inclusive ao Colégio Paraíso. Na Bett, contribuímos com seis apresentações
na programação de palestras do Fórum de Gestores, Auditório
Microsoft e da Innovation Village, expondo nossas
práticas educacionais: inovações pedagógicas que, utilizando-se de tecnologias
educacionais Microsoft, potencializam uma educação disruptiva. Ainda tive a
oportunidade de fazer a prova da certificação Microsoft Certified Educator,
conquistando a aprovação. Sem dúvida, um evento fantástico!
Devido ao protagonismo na Bett
Educar, recebemos vários convites para apresentação dos nossos trabalhos em
eventos, como Campus Party Day, LET’s GO Festival – Inovação Educacional,
e-week – Semana de Empreendedorismo Global, na 25ª
Bienal do Livro de São Paulo e, mais recentemente, no encontro
nacional das escolas da Rede PEA-Unesco.
Minha
palestra no auditório da Microsoft na Bett Educar
Fazendo e acontecendo dentro e
fora da sala de aula
Os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos pela comunidade
escolar onde atuo. No Colégio Paraíso, foram elaborados projetos que resultaram
na estruturação de espaços de aprendizagem criativa, como o espaço maker e o
espaço nave, ambientes que incluem a utilização do STEM, atividades
de programação
e robótica voltadas para o contexto social, em que a
tecnologia ajuda a tornar melhor a vida das pessoas.
Entre as diversas práticas inovadoras e o uso de tecnologias
voltadas para um aprendizado significativo, o projeto Hacking STEM da Microsoft
vem transformando a sala de aula, propiciando a contextualização dos conteúdos
a partir das atividades práticas e a conexão de conhecimentos de áreas
distintas. A combinação da aplicação em eletrônica e programação com o uso do
Excel possibilita a leitura de dados e a organização de informações geradas
durante a realização da aula, ampliando a visão do aluno, que percebe
possibilidades para melhorar o mundo ao seu redor e solucionar problemas da
vida real.
Diversos projetos vêm sendo
desenvolvidos com o uso dessas ferramentas. Apresento como exemplo o Agente:bit,
um robô confeccionado com caixas de papelão e pequenos microcomputadores
conhecidos como micro:bit, que ajudam a resolver um
problema de educação de trânsito no entorno do Colégio. A ideia é educar os
pais, que com frequência param o carro em cima da faixa de pedestres.
Construído pelos alunos, o robô detecta o veículo parado no local inapropriado,
a faixa de pedestre, e exibe no seu letreiro digital a mensagem “Libere a
faixa”. Esse trabalho foi reconhecido e recebeu o prêmio
Diários de Inovações, chancelado pelo portal de inovação
educacional Porvir.
Agente:bit
em exposição durante a Bett Educar 2018
Outro projeto de destaque é o Roboterapia, que
tem a finalidade de proporcionar momentos de descontração, redução do estresse
e melhora da autoestima, mediante interação sociotecnológica, utilizando o robô
humanoide “NAO”. Três alunas do Ensino Médio, utilizando os recursos do espaço
maker do Colégio, aprenderam a programar o robô, que foi batizado carinhosamente
de Galaxyum 3000, escreveram uma história e o levaram para o centro de
oncologia pediátrica da cidade onde moram para que ele contasse a história de
como superou o câncer de engrenagem e saiu pelo universo para ajudar todas as
crianças que estão passando pelo tratamento de câncer.
Uma particularidade desse
projeto é o uso de IA (Inteligência Artificial) da
Microsoft, com o propósito de analisar os sentimentos das
crianças a partir das imagens coletadas, antes e durante as apresentações, para
comprovar a eficácia científica da metodologia. O projeto foi credenciado em
2018 para feiras científicas no México e Paraguai e neste ano, 2019, para a
Costa Rica.
O robô NAO interagindo com as crianças da ala de oncologia do
Hospital São Vicente
Há pouco tempo, iniciei um projeto que contribuirá com a
preservação do patrimônio histórico de qualquer localidade, gerando uma trilha
de aprendizagem a partir do georreferenciamento e da produção de vídeos pelos
alunos, que poderão ser compartilhados usando o flipgrid, para o conhecimento
da história daquele monumento ou lugar que foi mapeado.
Antes de este intenso e
espetacular ano de 2019 chegar ao fim, fui reconhecido como MIE
Fellow pelo meu destaque no cenário educacional e no
engajamento nos programas educacionais da Microsoft. Uma honra e uma grande
responsabilidade, pois o Fellow tem que ser um evangelizador, compartilhando
conteúdos e práticas inovadoras para os
demais professores, ser referência no sentido de apresentar trilhas de
aprendizagem diferenciadas e engajar a comunidade. Ao todo, somos quatro
profissionais partilhando esse importante trabalho. Além de mim, as
professoras Daniela Lima e Julci Rocha
e o professor Francisco Tupy representam a Microsoft
Brasil dentro da comunidade.
Eu e a professora Danielle Lima quando recebemos a nomeação de MIE
Fellow
Para finalizar, por enquanto,
já que 2020 anuncia a sua chegada, meu sincero agradecimento à Microsoft por
proporcionar a oportunidade de ser um dos representantes dessa incrível
comunidade de educadores no Brasil e ressaltar o significativo número de participantes
– ultrapassamos a marca de mil agentes da transformação educacional.
Obrigado e contem sempre comigo! Vamos juntos empoderar os
estudantes e colaborar para que sejam protagonistas do seu conhecimento por
meio da tecnologia.
Comentários
Postar um comentário