Novo ano letivo, novas atividades em sala de aula
5 metodologias ativas para inovar as suas
aulas
19 de fevereiro de 2020
Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas
A educação do século XXI está passando por
diversas transformações e sendo definida aos poucos, principalmente quando
falamos sobre o papel do professor e o desenvolvimento do estudante. É fato que
o modelo de aula tradicional, com papel, caneta e quadro-negro, não prende mais
a atenção do aluno. A discussão em torno de como envolver e engajar os alunos
está sempre aberta entre os professores e a direção da escola.
Uma caraterística desse modelo mais inovador é a personalização
de ensino. Muitas vezes isso pode ser encarado como algo muito
difícil e distante dos professores, mas a verdade é que existem milhares de
práticas diferentes que incentivam o protagonismo
do estudante.
Já que o ano letivo acabou de começar, esta é uma ótima hora para
você cogitar novas atividades, pensando no desenvolvimento de habilidades superimportantes para
seus alunos, como criatividade e trabalho em equipe. Para ajudar nessa missão,
convidamos nossos professores MIE Experts para
explicar algumas metodologias que
eles já realizam em sala de aula para, assim, ajudar seus alunos a adotar uma
postura ativa durante o processo de aprendizagem.
1. Kahoot! para a aula de Língua Inglesa
Elaborado pela professora
Renata Torres, do Colégio Marista
Arquidiocesano de São Paulo
Nessa
aula, a ação fica 80% concentrada no aluno. A função do professor é mediar e
organizar os grupos para que a atividade seja feita.
– O professor divide a turma em grupos com, no máximo, quatro
alunos.
– O professor propõe um tema, como o uso do present
perfect em diferentes situações.
– Os alunos, em seus grupos, pesquisam no material didático e
criam questões para a elaboração de um quiz.
– Cada grupo fica responsável por criar quatro questões, a
resposta correta e os distratores.
– Em seguida, o professor abre o jogo online no Kahoot! e cria a atividade com as questões
criadas pelos alunos. Nesse momento, o professor corrige eventuais erros e
insere as questões no jogo.
– O jogo fica disponível online para ser jogado por outra turma na
aula seguinte.
Idade ideal para aplicação da
atividade: de 9 a 15 anos.
2. Aprendizagem com mídias sociais
Elaborado pela formadora de
professores Kamilla Marra
A aprendizagem com mídias sociais é uma tendência educacional que
utiliza a comunicação a fim de que os alunos compartilhem conhecimento em
colaboração.
– A ideia aqui é criar um blog sobre educação midiática,
utilizando o Sway (o
Sway faz parte do Office 365, e
a Microsoft o disponibiliza gratuitamente para as
instituições de ensino registradas no MEC). No blog, os alunos podem
produzir conteúdo sobre como a utilização das redes sociais impacta a vida das
pessoas. Eles podem produzir vídeos, cartazes e entrevistas.
– O objetivo pedagógico é aumentar o envolvimento e a criatividade
dos alunos por meio do uso das mídias sociais, facilitar a comunicação na
comunidade escolar e colaborar com ferramentas online que possibilitem aos
estudantes trabalhar em um único arquivo.
Idade ideal para aplicação da
atividade: de 9 a 15 anos.
3. Projeto: aqui já é sertão e o sertão é o mundo
Elaborado pelas
professoras Gabriela Branco e Taciana Suarez, do Colégio Marista
Champagnat
– Embasados pela literatura clássica da obra Grande
Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, as turmas desenvolveram
propostas de aprofundamento do estudo da língua/linguagem utilizada pelo autor
e das influências artísticas e culturais presentes na região do sertão mineiro
(região em que se passa a história).
– Dentro dessa temática, os estudantes foram separados em pequenos
grupos e utilizaram o Minecraft: Education Edition para criar seus próprios
“sertões”, inspirados pela obra clássica e pelos personagens Riobaldo e
Diadorim.
– Cada grupo analisou possibilidades de melhorias para o sertão,
por exemplo: como fazer a água chegar ao sertão? Como captar a água da chuva?
Como melhorar a alimentação com plantio e irrigação de hortas?
Idade ideal para aplicação da
atividade: de 7 a 9 anos.
4. Projeto: Hackathon
Elaborado pela professora
Karen Carvalho, do Colégio Marista São
Luís
UmHackathon é, basicamente, uma maratona para resolução de
problemas. Na educação, podemos aplicar seus conceitos como forma de tornar os
alunos agentes ativos no seu processo de aprendizagem. O interessante dessa
metodologia é que pode ser aplicada a qualquer componente curricular e a
qualquer faixa etária, observando as devidas especificidades.
– Primeiramente o professor deve apresentar um tema e um problema
a ser resolvido. Em seguida, distribua post-its para que,
individualmente, os alunos escrevam possíveis soluções (cada estudante poderá
escrever mais de uma). Em seguida, peça que grudem os post-its em
uma parede ou no próprio quadro.
– O próximo passo é analisar as possíveis soluções, dividi-los em
grupos e deixar que cada time escolha em qual equipe trabalhará. Agora, é só
deixar que eles criem seus produtos.
– Estabeleça um tempo limite para cada ação, o formato que deseja
para a apresentação da solução final e seus critérios de avaliação. Crie um
ambiente mais inspirador para esse momento.
– Quando todos os grupos terminarem, faça com que apresentem e
defendam suas soluções. Traga pessoas de fora para ajudar na avaliação dos
projetos: professores e alunos de outras turmas, coordenadores, equipe de
apoio, quem sabe até especialistas da área trabalhada. Todos poderão sugerir
melhorias nos projetos. Não esqueça: o feedback é de
extrema importância para que ocorra o aprendizado.
Com essa atividade, os alunos desenvolvem habilidades como criação
de projetos, criatividade e trabalho em equipe.
Idade ideal para aplicação da
atividade: de 7 a 17 anos.
5. Aula híbrida de
Inglês – Aprendendo o present perfect
Elaborado pela professora
Lucimara Santos
Esta
atividade proporcionará aos alunos o aprendizado de forma colaborativa, com o
qual eles terão a chance de aprender um conteúdo utilizando-se de estratégias
diferenciadas, além de permitir que sejam protagonistas de seus aprendizados.
– Divida os alunos em seis grupos, que serão as seis estações. Em
cada estação, haverá uma tarefa a ser desempenhada por eles em grupo. Serão
seis atividades sobre o tempo verbal, com diferentes estratégias.
1. Estação Gaming: os alunos praticarão os verbos no
particípio por meio do jogo de dominó, no qual os números serão substituídos
por verbos (no infinitivo e particípio). O objetivo é encontrar o particípio
dos verbos que estão no infinitivo, formando o dominó.
2. Estação Tecnologia: a
partir de uma lista de verbos, os alunos ouvirão a pronúncia e a repetirão, com
o objetivo de reforçá-la em novos verbos. O áudio utilizado é de um falante
nativo, legitimando a pronúncia e a entonação.
3. Estação Teoria: os
alunos terão um resumo do conteúdo em Língua Portuguesa e discutirão a
utilização do tempo verbal, além de observar exemplos de uso e apontar as
principais estruturas em inglês.
4. Estação Speaking: a partir de uma lista de perguntas em
inglês, os alunos praticarão o uso da expressão “Have you ever…”. O objetivo é
trabalhar a oralidade, além das respostas curtas, próprias de situações
informais da língua.
5. Estação Mão na Massa: os
alunos desenvolverão atividades escritas utilizando uma lista de verbos.
6. Estação Reading: a partir de uma notícia de jornal em
inglês, os alunos farão a leitura, depois um resumo da notícia e apontarão
frases com o present perfect. Eles também podem
pesquisar os verbos utilizados (se são regulares ou irregulares).
Idade ideal para aplicação da
atividade: de 13 a 16 anos.
Comentários
Postar um comentário