Nesta época diversas conversas surgem sobre quais serão os
principais tópicos deste ano. Separamos alguns tópicos para você já ficar
atualizado
3 tendências para educação que serão
essenciais em 2020
15 de janeiro de 2020
Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais
Pensando em todas as transformações que presenciamos na última
década, podemos afirmar que a educação sofreu
um grande processo de disrupção. Talvez a maior delas seja a inserção da
tecnologia como um meio importante e essencial para a sala de aula e para o futuro
dos alunos.
Como já dissemos aqui diversas vezes, mas vale sempre ressaltar, o
perfil dos estudantes é completamente diferente dos que estudaram na década
anterior. É preciso combinar atividades do dia a dia com tecnologia para que
eles enxerguem a dinâmica da classe de forma mais atraente, pois estamos
lidando com uma geração de pessoas que já nasceram conectadas e desconhecem um
mundo sem ela. Se toda a vida dele fora da escola é permeada por isso, por que
a sala de aula deve ser diferente? A tecnologia, sem dúvidas, mudou o dia a dia
escolar nesses últimos 10 anos. Por isso, separamos abaixo algumas tendências que
serão muito discutidas no mercado educacional este
ano:
Professor mediador
No ano
retrasado, apontamos o ensino personalizado como grande tendência para 2019. Segundo
a pesquisa sobre a sala de aula de 2030, desenvolvida
pela Microsoft em parceria com McKinsey, essa é
uma premissa para esta década e a transformação do papel do educador tem
ligação direta com isso. Além de incorporar novas metodologias
de ensino, esses profissionais terão o papel de mediadores
do conhecimento. Aluno e professor ensinam e aprendem de forma
construtiva para que a criatividade seja mais aflorada e professores consigam
fornecer feedback personalizado.
Habilidades socioemocionais
A relação entre a qualidade da aprendizagem e o bem-estar
emocional dos estudantes está cada vez mais evidente. Segundo o estudo “Emoção e Cognição na Era da IA”,
encomendado pela Microsoft e realizado pelo The Economist,
à medida que a automação e a inteligência artificial redefinem o futuro do
trabalho e das carreiras que conhecemos, as habilidades do ser humano são cada
vez mais valorizadas. Para a pesquisa, foram entrevistados mais de 762
profissionais de educação de 15 países (incluindo o Brasil), e 80% deles
acreditam que o bem-estar emocional é crucial para
desenvolver base de conhecimento na fase escolar.
Criatividade, colaboração,
resolução de problemas e inteligência emocional são
competências extremamente valorizadas nas vagas de emprego, e a escola tem
papel fundamental nesse desenvolvimento. “É função das instituições de ensino,
especialmente com a BNCC, repensar seus
currículos, de modo que o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado de
competências socioemocionais caminhem juntos”, afirma a professora Maura Marzocchi, uma das responsáveis pelo programa da
startup Voa Educação.
Novas tecnologias
Como falamos acima, a tecnologia em si já se provou muitas vezes
uma poderosa aliada da educação. Para 2020, estamos falando sobre novas
possibilidades que ela pode oferecer a alunos e professores. A inteligência
artificial é uma delas! Temos exemplos bacanas de instituições de ensino
utilizando IA para análise preditiva, por exemplo. Com
essa tecnologia a escola consegue prever quando um aluno pode abandonar a
escola e também é capaz de identificar o interesse e desinteresse do aluno
pelas aulas.
Análise de dados é outro tema
que vem chamando a atenção. Algumas ferramentas são capazes de fornecer
insights valiosos para melhorar o dia a dia escolar. Em 2019 tivemos um ótimo
exemplo do Colégio Bandeirantes. Com a ajuda do Power
BI, os professores têm acesso imediato a uma enorme quantidade
de informações sobre suas turmas, como evolução de notas, desempenho em
determinadas provas ou questões, comparações com anos anteriores, aprovação em
vestibulares, frequência em disciplinas optativas e muitas outras informações.
Nossa pesquisa sobre a sala de 2030 também aborda a necessidade de
inserção de novas tecnologias na sala de aula. A previsão do estudo é de que
plataformas colaborativas, inteligência artificial e realidade mista serão
ferramentas poderosas para lidar com as principais necessidades dos
professores, incluindo:
– Transformar o tempo em sala de aula para focar em abordagens de
aprendizagem personalizada;
– Ter insights na aprendizagem;
– Inclusão, ampliando as habilidades de todos os alunos;
– Oferecer experiências de imersão e multissensoriais que preparem os alunos para um envolvimento mais aprofundado.
– Ter insights na aprendizagem;
– Inclusão, ampliando as habilidades de todos os alunos;
– Oferecer experiências de imersão e multissensoriais que preparem os alunos para um envolvimento mais aprofundado.
Animados para 2020, professores?
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