Você já sabe o que é gamificação?
Exatamente. O título é uma afirmação mesmo.
Mesmo que você não consiga definir de forma precisa o que significa gamificação, você já sabe intuitivamente como utilizar o conceito.
De todo modo, se você fizer uma pesquisa rápida sobre o que é gamificação, muito provavelmente você vai encontrar algo parecido com isso:
Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.
Mas é bem mais simples que isso.
Lembra quando a longa volta pra casa ficava bem mais divertida quando você brincava de não pisar nas rachaduras do chão? Então, isso é gamificação. É achar um jeito divertido de fazer o que deve ser feito.
Os jogos empolgam e motivam as pessoas há milênios, Huizinga no seu livro Homo Ludens sugere inclusive que o jogo vem antes da própria cultura do homem. Mas foi em 1973 que Charles Conradt percebeu que poderia levar técnicas motivacionais dos jogos (esportes a princípio) para outros ambientes: escritórios. Fundou então a Game to Work, a consultoria que mais tarde cedeu o nome para seu livro de sucesso.
A partir dali várias empresas fizeram experiências aliando jogos aos mais diversos segmentos de negócios e algumas foram muito bem sucedidas. Talvez a mais significativa tenha sido a da American Air Lines em 1981, quando definiu programas de fidelidade aérea como conhecemos hoje.
Mas foi só em 2003 que Nick Pelling cunhou o termo gamificação (gamification) na Conundra, sua empresa de consultoria. Este movimento foi ganhando força aos poucos e em 2010, com uma palestra empolgante da game designer Jane McGonigal, houve o boom realmente. Se ainda não conhece a palestra, dê o play no vídeo que eu espero. =)
Então a gamificação é a transformação de tudo em jogo? Não exatamente…
Você não deve retirar as pessoas de sua realidade (como fazem os games), mas aplicar elementos que tornem aquela realidade mais divertida e mais prazeirosa. Pontos, leaderboards e badges são alguns destes elementos, mas não são os únicos como insistem em simplificar alguns por aí. Narrativa, progresso, equipes, status… existe um arsenal de elementos que os game designers conhecem a fundo e que podem ser utilizados em qualquer estratégia.
A esta altura você já percebeu que a gamificação pode ser aplicada em várias áreas: vendas e trade marketing, treinamentos, recursos humanos, gestão de pessoas, na educação, no gerenciamento de tarefas, programas de fidelidade, marketing, branding…
E a gente tem um aplicativo prontinho para você experimentar a gamificação na prática: o Rush! É só instalar e convidar sua equipe (ou seus amigos) para começar uma corrida movida a desafios!
No fundo, o objetivo da gamificação é fazer com que as pessoas se divirtam nas tarefas que elas já têm que fazer de uma forma ou de outra, seja na área que for.
É resgatar o que você sentia quando nem via o tempo passar na volta para casa pulando os buracos da calçada ou se equilibrando no meio fio fingindo estar num penhasco quando era criança…
Gamificação, ludificação ou gamification, você já sabe o que é faz tempo. =)
Fonte:http://www.opusphere.com/voce-ja-sabe-o-que-e-gamificacao/
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