Educação para a Felicidade
Educação talvez seja a principal vocação do Instituto Caminho do Meio – de fato, é possível afirmar que todas as ações do Instituto são educacionais.
Quando falamos em ‘educação’, contudo, entendemos que é um conceito que inclui não apenas a cognição, mas também o corpo, as emoções, as paisagens mentais, e que, enfim, esteja ancorado na liberdade interior em um sentido mais profundo.
Acreditamos, fundamentalmente, que é a conexão com a liberdade e a autonomia próprias que permitem estabelecer relações positivas consigo, com o outro, com a sociedade, com o ambiente, e, assim, produzir felicidade de maneira plena e duradoura.
A visão pedagógica das ações do ICM é fundamentada no que é denominado de “cinco sabedorias” ou “cinco inteligências” da tradição do budismo tibetano:
Sabedoria do Espelho
A percepção de que a realidade que vemos como externa espelha nosso mundo interno; e a capacidade de acolher o outro a partir do mundo dele.
Sabedoria da Igualdade
O reconhecimento de que os seres, por serem inseparáveis, partilham a mesma base e a capacidade decorrente de se alegrar com a alegria do outro e de praticar a generosidade.
Sabedoria Investigativa
O interesse em aprender como se constroem as visões e as experiências de mundo. Similar ao sentido convencional de ‘sabedoria’.
Sabedoria da Causalidade
A compreensão de como as coisas se originam umas das outras para, assim, identificar as consequências das ações e a interdependência entre as diversas causas e condições – e com isso ser capaz de agir de forma adequada em cada situação.
Sabedoria da Transcendência
O reconhecimento de nossa liberdade natural que, assim como o céu, está além de todos os conteúdos e disposições internas.
A partir dessa visão, o Instituto busca promover uma educação para a felicidade e para a liberdade, em três frentes:
Educação Formal
O ICM é mantenedor de três instituições de ensino sem fins lucrativos, que traduzem a tradição budista de forma não-religiosa para o ensino de crianças e adolescentes:
Escola Caminho do Meio
A Escola também atua com a construção de conhecimento significativo, por projetos, que são integrados à dimensão emocional e a habilidades concretas variadas.
Ela recebe atualmente cerca de 100 estudantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Saiba mais em escolacaminhodomeio.com.br
Centro de Desenvolvimento Infantil (CEDIN)
O Centro de Desenvolvimento Infantil (CEDIN) funciona desde 2012 na comunidade do Jardim do Castelo, também em Viamão (RS), e nasceu a partir da necessidade de um espaço para a promoção dos direitos da criança.
A iniciativa teve origem na aspiração conjunta de mulheres e lideranças da comunidade, apoiadas pelo Instituto, que contribuiu com a experiência e a visão pedagógica adquiridas com a Escola Caminho do Meio.
O CEDIN acolhe, hoje, em torno de 150 crianças, de 0 a 6 anos, a partir de uma visão comunitária de confiança, protagonismo e autonomia, ampliando a qualidade de vida das famílias e gerando benefícios para a comunidade como um todo. Acompanhe a página do Facebook.
Escola Vila Verde
A Escola Vila Verde, desde 2014 sob os cuidados do ICM, está localizada no meio do Cerrado, próximo à cidade de Alto Paraíso (GO), na Aldeia CEBB Alto Paraíso.
Centrada em uma visão de sustentabilidade, de apreciação do mundo interno e dos valores humanos, a escola faz parte da rede de Escolas Transformadoras, um programa mundial mantido pelo Instituto Ashoka e pelo Instituto Alana que seleciona e apoia projetos inovadores de educação e responsabilidade social.
Sua proposta educacional é a pedagogia de projetos, aplicada desde os primeiros anos até o final do Ensino Fundamental. Saiba mais em seu site e acompanhe na página do Facebook.
Educação Não-Formal
Junto às escolas, o Instituto Caminho do Meio realiza diversas iniciativas de educação não-formal dentro das aldeias budistas e outros locais.
Em Canelinha (SC), o Cavalo de Vento é uma atividade de acolhimento às crianças e famílias, que contempla Yoga, atividades rítmicas e artísticas, vivências na natureza e conversas apreciativas que ocorrem durante à tarde na Aldeia CEBB Mendjila.
Formação de Professores
O ICM promove cursos de formação de professores, buscando compartilhar suas visões pedagógicas, experiências e resultados com comunidades escolares diversas.
Temas recorrentes incluem: educação para o mundo interno, as cinco sabedorias, meditação para crianças e adolescentes, o brincar, pedagogia de projetos, sustentabilidade na educação, dentre outros.
Para saber mais sobre as ações educativas do ICM, visite o site Mandala Escola.
Comentários
Postar um comentário