A PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM DE WILLIAM
GLASSER
Você sabia que quando ensinamos, é quando mais aprendemos? Conheça a
pirâmide de aprendizagem de William Glasser.
O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a educação. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno e não um chefe .
Glasser explica que não se deve
trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos
simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, o psiquiatra
sugere que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo .
Além disso, Glasser também
explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.
Esta é a pirâmide de aprendizagem:
Segundo a teoria nós
aprendemos:
·
10% quando
lemos;
·
20% quando
ouvimos;
·
30% quando
observamos;
·
50% quando
vemos e ouvimos;
·
70% quando
discutimos com outros;
·
80% quando
fazemos;
·
95% quando
ensinamos aos outros.
A teoria de William Glasser vem
amplamente sendo divulgada e aplicada pro professores e
pedagogos mundo afora, é uma das muitas teorias de educação
existentes, e uma das mais interessantes, pois ela demonstra que ensinar,
é aprender!
“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus
alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para
promover a compreensão e o crescimento dos estudantes” (William Glasser)
Comentários
Postar um comentário