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USAR ELEMENTOS DOS GAMES PODE SER A CHAVE PARA MOTIVAR AS PESSOAS


Usar elementos dos games pode ser a chave para motivar pessoas

Livro mostra como gamificação cria modelos de envolvimento completamente novos, capazes de motivar pessoas a cumprirem metas que elas próprias desconheçam.
O livro Gamificar – Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias (DVS Editora), de Brian Burke, mostra como a gamificação poder ser usada não apenas para incentivar as pessoas a mudarem seus comportamentos e desenvolverem novas habilidades, mas também para estimular a inovação - ao mesmo tempo em que alcançam os objetivos da empresa.

Burke explica como gamificação cria modelos de envolvimento completamente novos, capazes de motivar pessoas a cumprirem metas que elas próprias desconheçam. De fato, isso está no cerne da própria definição do termo. Para a Gartner, empresa da qual o autor é vice-presidente, gamificação significa "o uso de design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos".

No entanto, o livro adverte sobre um erro comum em muitas companhias para as quais a simples implementação de design de jogos já funcione como uma espécie de elixir mágico para doutrinação e manipulação das massas; como algo capaz de fazer com que as empresas atinjam seus próprios objetivos. Todavia, essas organizações estão confundindo pessoas com marionetes e, neste caso, esses esforços claramente condenáveis estão fadados ao fracasso; na verdade, a Gartner prevê que 80% deles irão naufragar.

Gamificar – Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias vai muito além de disso e se concentra nos 20% que estão fazendo a coisa certa. Com o conteúdo do livro, o leitor compreende que o ponto central dos objetivos da gamificação é o alinhamento entre as metas da empresa e a dos "jogadores". Ou seja, chave para o sucesso da gamificação é envolver as pessoas em um nível emocional, motivando-as a atingir seus próprios objetivos, o que levaria, consequentemente, ao ganho da organização como um todo.

Repleto de histórias de sucesso oriundas de todos os setores comerciais, o livro Gamificar representa um importante guia para empreendedores e líderes empresariais empenhados em iniciativas de gamificação. A obra explica de que maneira evitar armadilhas e introduzir as melhores práticas, garantindo a compreensão clara dessa nova e promissora estratégia de negócios.

SOBRE O AUTOR
BRIAN BURKE é vice-presidente de pesquisas da Gartner, onde, nos últimos 15 anos, tem sido responsável pelo setor de análise de arquitetura empresarial. Desde 2010 ele tem liderado os estudos sobre a emergente tendência de gamificação. Como especialista em arquitetura empresarial, ao longo de décadas Brian Burke se dedicou à compreensão e avaliação de tendências tecnológicas revolucionárias e suas implicações para os negócios. Atualmente ele lidera as pesquisas na área de arquiteturas empresariais impulsionadas por resultados comerciais e seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de arquiteturas conjuntas tem sido implantado em centenas de organizações, tanto nos setores público quanto privado. Ele é também um proeminente pesquisador e palestrante nas áreas de gamificação, estratégia de TI, estruturas organizacionais de TI e alinhamento entre negócios e tecnologia da informação (TI).

Gamificar – Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias
Autor: Brian Burke
Editora: DVS Editora
Páginas: 195
Preço: R$49
ISBN: 978-85-8289-107-0

Website: 
http://dvseditora.com.br/gamificar.html


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